quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alexandre Langa – Magasso ya Mpfundla

Um dos maiores guitarristas moçambicanos – provavelmente o maior – e um dos melhores compositores da Música Moçambicana. Em palco, Alexandre Langa, éra elegante, grave, fechado, praticamente imóvel, mas muito competente.

Foi parceiro e líder da banda do velho Fany Mpfumo, o Rei da Marrabenta, e é o mais influente dos guitarristas moçambicanos, tendo o seu estilo moldado a Música Ligeira Moçambicana do pós-independência.

Este álbum, Magasso ya Mpfundla, é uma obra-prima absoluta. Uma mistura de Marrabenta e Magika e ritmos sul-africanos – onde Alexandre Langa viveu e tocou – impressionante, um álbum perfeito. Com 8 grandes músicas. De “Xiguevenga” a “Mpfula”, é um desfile sucessivamente impressionante de músicas brilhantes, com referências à queda do Império de Gaza (“Ngungunhana”), odes à independência do Zimbabwe (“Tinena”), lamentos de misérias sociais (“Madlaya Nhoka”), comentários sobre a guerra civil moçambicana (“Magasso ya Mpfundla”), relatos de violência em ambientes de bebedeira (“Va Bandzanile”), ironias contra a má escolha de parceiros amorosos (“Xiguevenga”), descrições do ambiente e comportamento rural de sua zona de origem, em comparação ao ambiente urbano, quanto às práticas alimentares (“Mpflula”) para além da condenação da incompreensão e descriminação de que eram vítimas os músicos na sociedade moçambicana (“Mugunda”).

Para além do toque gracioso e canto inconfundível de Alexandre Langa, Magasso ya Mpfundla é ainda abençoado pela presença de Kid Malume e sua voz áspera, mas sedutora, nos cantos de apoio.

Um clássico do velho de Ndhaveni, genial compositor e guitarrista, aqui reeditado pela J&B Recording.


por Niosta Cossa




3 comentários:

  1. Mocambique e nos mocambicanos precisamos voltar as raizes...

    ResponderExcluir
  2. Big up mano Niosta.. Gramei da idoleologia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi e convivi com estes grandes Homens da musica moçambicana. Kid MALUME FOI MEU PAI.

      Excluir